top of page
Conjunto de mesa
Cris Jardim

Vinícolas comandadas por pais e filhos indicam rótulos para celebrar o segundo domingo de agosto

As relações entre pais e filhos são sempre celebradas e ganham ainda mais destaque no segundo domingo de agosto, data em que se comemora o Dia dos Pais. Quando esse vínculo se estabelece também no campo profissional, a celebração é dupla!

Domingos Alves de Sousa, Tiago Alves de Sousa e Patrícia Alves de Sousa

Com uma seleção de vinhos superpremiados, a Importadora Decanter, criada pelo empresário e pai Adolar Hermann – que atua com os filhos nas atividades mais estratégicas do grupo –, indica vinhos elaborados por vinícolas marcadas pela trabalho conjunto de pais e sua prole.

Fernanda Mendes, Anselmo Mendes e Tiago Mendes
Alberto Arizu (filho) e Alberto Arizu

A parceria de Adolar com os filhos marca a trajetória da família Hermann na importação e na elaboração de vinhos. Unindo anos de experiência e excelência a uma visão de vanguarda, a família fundou a Vinícola Hermann, imprimindo também em seus rótulos a paixão pelo mundo das taças transmitida do pai para os filhos.

Heloísa Hermann , Edson Hermann , Adolar HermannHermann e Mara Hermann

"A vinícola resulta do incansável trabalho de nosso pai na divulgação do vinho no Brasil. Ele iniciou com a Decanter e posteriormente veio a Hermann. Ela é o resgate de tudo que ele contribuiu para a cultura dos vinhos”, resume Edson, também em nome das irmãs Heloisa e Mara Hermann. Os três são diretores da Decanter e sócios-proprietários da Vinícola Hermann.

 

Para comemorar o Dia dos Pais, eles sugerem um de seus espumantes mais aclamados: o Lírica Crua Rosé, elaborado a partir do envelhecimento sur lie por 12 meses, período em que a bebida é mantida em contato com as leveduras, mesmo após o término da segunda fermentação. Este processo confere ao espumante uma turbidez peculiar e textura salina.

 

Com uma história hoje contada pela 3ª e 4ª gerações da família Arizu, a premiada Luigi Bosca é uma herança passada de pai para filho. Fundada em 1901, a vinícola é uma das grandes responsáveis pela evolução do vinho argentino, desde sua passagem da produção em volume para uma produção dedicada à qualidade até a apresentação da Malbec argentina para o mundo. Sob o comando do pai Alberto Arizu e de seu filho Alberto Arizu, a Luigi Bosca tem papel central no desenvolvimento do vinho na Argentina.

 

Meu pai guiou uma das grandes mudanças da história vitivinícola de nosso país, que foi a criação da primeira Denominação de Origem Controlada do continente americano, a DOC Luján de Cuyo. Sua visão vanguardista é um grande legado. Seguimos investindo em vinhos fora do óbvio pautados por uma produção de altíssima qualidade, comprometida com a excelência e a sustentabilidade”, resume Alberto.

 

Alguns dos vinhos que mais representam o pai, segundo ele, são o Luigi Bosca Malbec DOC, primeiro vinho argentino lançado com a certificação DOC Luján de Cuyo; e o Los Nobles Malbec DOC 2021, recém-lançado no Brasil, que integra a linha Los Nobles, formado por rótulos de altíssima gama elaborados a partir de lotes nobres de vinhedos antigos considerados um tesouro de família.

 

Pai e filhos também estão à frente da portuguesa Alves de Sousa, que integra o portfólio da Decanter. Representando a 4ª e 5ª gerações da família Alves de Sousa, o pai, Domingos, e os filhos Tiago e Patrícia trabalham juntos na vinícola, referência em vinhos do Douro.

 

“Ele é nosso mentor e inspiração. Seu papel na revolução que o Douro viveu a partir dos anos 1990, naquilo que o Douro é hoje e em tudo o que ele construiu, nos enche de orgulho, mas também de um enorme sentido de responsabilidade”, pontua Tiago Alves de Sousa.

 

Enólogo assim como o pai, Tiago herdou o talento e atuação destacada de seu genitor: Domingos foi o primeiro produtor a vencer por duas vezes o prêmio de Produtor do Ano na Revista de Vinhos de Portugal e Tiago foi eleito Enólogo do Ano pela revista ‘Wine - A Essência do Vinho’, em 2017.

 

Em celebração a Dia dos Pais, eles indicam o Quinta da Gaivosa Tinto, um vinho que, nas palavras de Tiago, melhor representa a obra do pai.

 

“É um vinho que expressa seu espírito pioneiro, com a primeira safra, em 1992, desafiando o modelo vigente no Douro, demonstrando o potencial da região e inspirando muitos a seguirem esses passos. Um Douro de identidade, caráter, singularidade e harmonia, fiel à imagem de nosso pai”, detalha ele.

 

Uma verdadeira personalidade em Portugal, o enólogo Anselmo Mendes atua juntamente com o filho, Tiago Mendes, na vinícola que leva seu nome. Considerado o “Rei da Alvarinho”, ele combina técnicas ancestrais e métodos inovadores para criar um projeto original e uma identidade própria, que transmite ao filho, também enólogo.

 

Meu pai é um apaixonado pelo vinho. A ele se aplica a frase ‘quem corre por gosto não cansa’, já que é enorme sua paixão pelo que faz. Além de ter muito orgulho de sua trajetória profissional e do impacto dele no setor vinícola português, ele me ensinou valores de trabalho, resiliência e humildade”, aponta Tiago.

 

O “príncipe” destaca o vinho Muros de Melgaço como o que mais representa o trabalho do pai, um rótulo especial para celebrar no dia 11 de agosto.

 

“Foi o primeiro vinho que ele lançou em seu projeto pessoal, em 1998, e que representou não só o início do que é hoje nosso projeto familiar, mas também foi um vinho muito importante para a afirmação da região de Monção e Melgaço e para a notoriedade da casta Alvarinho. Um vinho inovador e irreverente que se tornou um verdadeiro clássico em Portugal.”

 

Em 1989, Thierry Villard, francês radicado no Chile, fundou a primeira vinícola boutique do país: a Villard, que se tornou uma das maiores referências da nobre região de Casablanca, e onde hoje trabalha com o filho Jean-Charles na produção de vinhos de grande elegância, que não escondem a inspiração francesa.

 

“A influência de meu pai, especialmente em minha vida profissional, está muito presente nos vinhos que produzimos e naqueles que elaboro em meu projeto autoral. Me orgulho de sua coragem de apostar em uma vinícola boutique no Chile e sua vocação para identificar os melhores terroirs para nossos vinhos”, celebra Jean-Charles.

 

Em celebração ao Dia dos Pais, ele indica o Villard Le Pinot Noir Grand Vin, um vinho que expressa a personalidade de Casablanca, considerada a melhor região chilena para a Pinot Noir.

 

Os vinhos Hermann, Luigi Bosca, Alves de Sousa, Anselmo Mendes e Villard estão à venda na loja online da Decanter: www.decanter.com.br.

 

www.decanter.com.br | @decanter_vinhos


Fotos: divulgação

Komentarze


vinho tinto

Não perca nenhum gole do nosso conteúdo! Inscreva-se e fique por dentro de todas as novidades do universo dos vinhos!

Mantenha-se atualizado sobre os novos posts, dicas exclusivas e as últimas tendências no mundo dos vinhos! Ao se inscrever no blog Turma do Vinho, você será o primeiro a receber nossas atualizações diretamente em sua caixa de entrada. Descubra rótulos incríveis, histórias envolventes e tudo o que você precisa saber para apreciar ainda mais essa paixão. Inscreva-se agora e faça parte da nossa comunidade!

Insira seu melhor e-mail:

Muito obrigado por se inscrever!

bottom of page