Localizada na região da Serra do Sudeste, entre a Serra Gaúcha e a Campanha Gaúcha, a vinícola Manus, cujo nome vem do latim e significa ‘mãos’, realiza um trabalho único em parcelas de seus Vinhedos da Quinta, se dedicando à elaboração de vinhos de alta gama e ao desenvolvimento de rótulos com uvas diferenciadas.
O amplo conhecimento do solo, que possibilita atuações estretégicas para obter a máxima expressão do terroir, resulta de projeto pioneiro desenvolvido juntamente com a Embrapa Uva e Vinho.
Juntos, entidade e vinícola realizam estudos nos vinhedos para adaptação e refinamento da vitivinicultura de precisão, que consiste em reconhecer o potencial enológico de cada parcela da terra e destacar a influência das variações do solo e das plantas em diferentes áreas do vinhedo, aprimorando a produção de uvas para vinhos de alta qualidade.
O manejo cuidadoso e estratégico da terra resulta em rótulos diferenciados e ousados, como o Liberum Assyrtico, elaborado com uma cepa originária da Grécia; o Clássico Teroldego, produzido com uma uva de origem italiana que chegou ao Brasil nos anos 2000 por meio de mudas importadas pela Manus; e o Liberum Nature Sur Lie, elaborado com a técnica que permite a evolução constante do espumante durante todo o tempo em que a garrafa está fechada, devido ao contato das leveduras com o vinho.
“Os pesquisadores comprovaram que a variação de atributos do solo e da planta em pequenas áreas de um mesmo vinhedo aporta características diferentes nas uvas e, consequentemente, nos vinhos. Esses resultados nos apoiam na tomada de decisões sobre práticas agrícolas para obtermos produtos diferenciados e de maior qualidade”, detalha Monica Rossetti, enóloga ítalo-brasileira que integra a equipe da Manus.
Em andamento desde 2020, a pesquisa em parceria com a Embrapa também envolve a identificação e multiplicação de cepas de leveduras autóctones – como são chamadas as leveduras naturais de determinada região –, que contribuem para elaboração de vinhos com personalidade única.
“Nosso grande objetivo é encontrar os melhores ‘crus’ para a elaboração de vinhos em Encruzilhada do Sul”, resume o enólogo Gustavo Bertolini aplicando o termo francês “cru”, usado para denominar um terroir específico onde é produzido um vinho de características originais e singulares.
O portfólio da Manus é composto por três linhas: a Virgo Manus, com vinhos que preservam o frescor e a originalidade das uvas e do território qua as origina; a Manus Clássica, que traz as castas mais emblématicas dos vinhedos, produzidas nas melhores parcelas mapeadas e catalogadas; e a Liberum Manus, linha autoral que busca experimentar o potencial e a diversidade de uvas e terroir.
www.manusvinhasevinhos.com.br | @manusvinhasevinhos
Foto: divulgação
Comments