Uma das épocas mais esperadas do ano está chegando, a Semana Santa! E é nesse momento que surgem as dúvidas sobre quais vinhos comprar para páscoa, já que boa parte dos pratos servidos serão a base de pescados.
Pode parecer difícil, mas harmonizar vinho e comida, pode ser mais fácil que parece. Pequenos cuidados, como analisar a estrutura ,tanto do vinho a quanto da comida, devem ser levados em conta.
A regra é simples: pratos leves devem acompanhar vinhos leves. Pratos ácidos devem acompanhar vinhos leves e bem frescos. Já os pratos gordurosos e untuosos precisam de vinhos com taninos mais potentes e acidez alta.
Os ingredientes que acompanham o peixe também influenciam na escolha do vinho. Então vamos às dicas: em geral, peixes como bacalhau, salmão, camarões, dentre outros frutos do mar, vão bem com vinhos brancos, como o Viognier da Amitié que tem passagem por barrica de carvalho francês, o que traz complexidade e um toque amanteigado.
Mas o bacalhau também vai bem com rosés e tintos leves. O bacalhau pode combinar com diferentes tipos de vinho dependendo do preparo. O com natas pede um branco. Já o bacalhau feito com cebolas, ovo cozido, azeitona preta e batatas vai muito bem com rosé, como o Valpaços Trás os Montes da Casa José Pedro. Um vinho delicado, fresco e elegante ou um Pinot Noir, como o Satélite da Família Millán.
Mas se você ainda estiver na dúvida de como harmonizar, a dica é: comida portuguesa com vinho português. O Valpaço também tem sua versão tinta, feito com as uvas Tinta Roriz, Tinta Barroca e Touriga Nacional e que vai muito bem com aquele arroz com azeitonas, pimentões, muito tempero, lascas de bacalhau e muito azeite.
Com essas sugestões, agora é só escolher a bebida para acompanhar o almoço com a família nessa época especial.
Fotos: divulgação
Comentarios