Projeto Comprador do Wines of Brazil reúne profissionais de três continentes e prospecta negócios de até USD 2 milhões
O Projeto Comprador do Wines of Brazil, realizado durante a feira ProWine São Paulo, de 1º a 3 de outubro, foi marcado por rodadas de negócios e ações estratégicas que reforçaram a presença dos vinhos brasileiros no mercado internacional. Com a participação de cinco compradores internacionais de três continentes – América do Sul, Europa e Ásia –, o evento demonstrou o crescente interesse pelos vinhos nacionais. O projeto setorial Wines of Brazil é mantido pelo Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
A ação proporcionou uma rica experiência aos compradores da China, Rússia, Bélgica, Noruega e Peru, que participaram de uma agenda diversificada, composta por masterclass, visita técnica e rodadas de negócios. Ao longo dos três dias, os compradores se reuniram com 18 vinícolas de cinco estados brasileiros, totalizando 90 encontros que resultaram em negociações com potencial de fechar contratos internacionais no valor de até USD 2 milhões (aproximadamente R$ 11 milhões).
“A parceria com a ApexBrasil tem sido essencial para consolidar a imagem do Brasil como um player relevante no cenário internacional de vinhos. A diversidade de terroirs e a inovação tecnológica, especialmente com os vinhos de inverno, têm atraído a atenção de mercados importantes,” afirma Rafaela Albuquerque, gestora do projeto Wines of Brazil pela ApexBrasil. “As rodadas de negócios realizadas na ProWine São Paulo reafirmam nosso potencial de crescimento e competitividade global.”
Entre os destaques da programação, os compradores participaram de uma masterclass exclusiva, que proporcionou uma visão aprofundada sobre os vinhos brasileiros, além de uma visita técnica à vinícola Góes, com foco nos vinhos de inverno, um diferencial que tem chamado a atenção de investidores internacionais. As rodadas de negócios realizadas durante a ProWine São Paulo fortaleceram ainda mais a conexão entre produtores e compradores, apontando para um futuro promissor nas exportações de vinhos do Brasil.
O projeto reafirma a importância da promoção internacional para o fortalecimento da cadeia produtiva de vinhos brasileiros, ampliando o reconhecimento e a competitividade global do setor.
Sobre o Consevitis-RS
O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) atua no apoio, difusão e financiamento de demandas relacionadas à produção de uvas, vinhos, sucos de uva e demais produtos derivados no âmbito agrícola, produtivo, técnico, promocional, cultural, ambiental, jurídico e institucional. O instituto também está envolvido em programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando ao constante desenvolvimento e aprimoramento do setor vitivinícola.
Sobre o Wines of Brazil
O projeto setorial Wines of Brazil é mantido pelo Consevitis-RS em parceria com a ApexBrasil, com o objetivo de promover junto ao mercado internacional os vinhos produzidos no Brasil. Por meio da participação em feiras, realização de eventos promocionais, missões comerciais e outras ações especiais de promoção comercial, o projeto valoriza atributos deste setor – como a qualidade, diversidade e diferenciais dos vinhos brasileiros, valorizando as marcas internacionais dos produtos e fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Em 2022 o projeto ajudou o Brasil a bater recorde de exportações de vinhos e espumantes, atingindo a marca de USD 13,6 milhões exportados. Informações sobre como fazer parte do projeto setorial podem ser obtidas pelo e-mail info@winesofbrazil.com.br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Fotos: divulgação
Comments