Convidado para a cerimônia de entrega das obras realizadas nesta segunda-feira (2/12), o fundador e CEO do Grupo RTSC projetou recuperação dos índices de ocupação de hotéis já durante as férias de verão
São Paulo, 4 de Dezembro de 2024 – A modernização do Aeroporto de Canela, no Rio Grande do Sul, pode ser decisiva para impulsionar o turismo na região e acelerar a recuperação econômica gaúcha após a tragédia climática que afetou o estado. A avaliação é do empresário Marcos Jorge, CEO do Grupo RTSC, que nesta segunda-feira (02/12) esteve presente na cerimônia de entrega das obras pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).
Segundo Marcos Jorge, os investimentos na infraestrutura do aeroporto, estimados em R$ 20 milhões, vão contribuir para a retomada dos voos regulares na região, consolidando novamente as Serras Gaúchas como um dos principais destinos turísticos do Brasil. “Facilitar a chegada dos visitantes é o ponto de partida para fazer girar a economia de municípios turísticos, casos de Canela, Gramado e do entorno na serra gaúcha”, destacou o empresário.
As melhorias no aeroporto contemplam os serviços de alargamento e recapeamento da pista de pouso e decolagem, além da implementação de PAPI, um sistema de luzes para auxiliar o piloto em operações de pouso visual. O pátio das aeronaves também passou por reformas, assim como a pista de taxiamento. Foram colocadas três posições para aviões e uma para helicópteros.
Marcos Jorge avaliou ainda que a reabertura do terminal aéreo é resultado de ações coordenadas por lideranças empresariais do Rio Grande do Sul, desde o fechamento do aeroporto Salgado Filho, em maio, por ocasião das enchentes que devastaram o Estado. O CEO da RTSC vinha se reunindo com representantes do governo federal, como o ministro do Turismo, Celso Sabino, e o ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, para discutir e encontrar alternativas para a retomada dos aeroportos.
Para Marcos Jorge, é esperado que cidades como Gramado, Canela e Bento Gonçalves retomem o patamar histórico de reservas na temporada de férias de verão, já com as festas de final de ano.
Com a reabertura do aeroporto em Canela, essas cidades ganham condições para receber turistas de outros estados, historicamente responsáveis por até 40% da ocupação dos hotéis da região. Visitantes vindos da Argentina e do Uruguai também poderão voltar a planejar as férias para as cidades gaúchas.
Foto: divulgação
Kommentare