Sommelière da Wine indica vinhos descolados e receitas simples para criar a atmosfera perfeita e aproveitar os shows
Entre os dias 13 e 22 de setembro de 2024, o Rio de Janeiro receberá mais uma edição do Rock in Rio, um dos maiores festivais de música do mundo, que já passou por cidades como Lisboa, Madrid e Las Vegas desde sua estreia em 1985. Se não for possível ir até o festival, por que não trazer o Rock in Rio para casa? Ligar a televisão, deixar o volume alto e curtir as músicas no conforto da sala já virou tradição, e tem lá as suas vantagens.
“Com vinhos descolados e pratos práticos, dá para criar o ambiente perfeito para curtir os shows com os amigos”, diz Thamirys Schneider, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo. “De espumantes brasileiros a vinhos argentinos e californianos, fiz uma seleção caprichosa com as melhores harmonizações para elevar a experiência durante o festival. ”
Espumante com comidas de boteco
Onde há um ambiente festivo, pode ter certeza que um espumante é bem-vindo. A indicação para quem prefere uma versão leve da bebida é conhecer a linha Entre Dois Mundos, uma joint venture Miolo e Grupo Wine. Entre as opções da linha, está o Espumante Maraví Rosé, que é vibrante e festivo, produzido com uvas Garnacha (75%) e Chenin Blanc (25%) de vinhedos do Vale do São Francisco/BA, além de elaborado pelo Método Charmat com breve contato com as borras para ganhar complexidade, volume e cremosidade. É um exemplar muito versátil que combina com diversos momentos e comidas. Para assistir a um show, trata-se de uma ótima escolha para harmonizar uma diversidade de pratos das comidas de boteco, como coxinha, bolinho de bacalhau, batata ou aipim frito, bolinho de carne e frango a passarinho. Por ser bem estruturado, tem acidez vibrante que ajuda a limpar o paladar da untuosidade proveniente das frituras, e bastante frescor.
Tinto argentino com empanadas
Outra combinação clássica e fácil de servir para uma reunião com os amigos é um vinho argentino com empanadas. A indicação para essa proposta é o tinto Portillo Valle de Uco Malbec 2022, elaborado pela Bodegas Salentein, vinícola argentina de renome internacional, sendo a Portillo uma linha de vinhos jovens, autênticos e de muita qualidade.
Para harmonizá-lo, a dica é apostar em diversos recheios de empanadas, desde as tradicionais de carne, cebola com queijo, linguiça toscana e pancetta com ameixa até versões mais criativas. Este exemplar se destaca pelo frescor exuberante, taninos redondos e final longo e macio, além de apresentar aromas cativantes de frutas vermelhas com predominância de ameixas e amoras com camadas de violeta.
Cabernet Sauvignon com Hambúrguer
Inspirado no line up norte-americano, não pode faltar uma indicação de vinho californiano, região mais renomada na produção de vinhos dos Estados Unidos. Para esta proposta, uma boa ideia é harmonizar um hambúrguer de carne suculenta, bacon e queijo com um rótulo de Cabernet Sauvignon. A indicação é o Apothic Cabernet Sauvignon 2020, um rótulo que expressa o estilo e a tipicidade do terroir da Califórnia e surpreende com um perfil fácil de beber, arrojado, sedoso no paladar e marcante em seus aromas e sabores. Os taninos presentes e macios deste exemplar são ótimos para quebrar a proteína da carne e limpar o paladar, e suas notas mais intensas de camadas frutadas e da baunilha proveniente da breve passagem por barrica somam em sabores e deixam tudo mais saboroso.
Blend de vinho tinto e medalhão com bacon
No universo musical, o termo "remix" refere-se à modificação de uma música, seja por meio de colaborações com outros artistas ou pela adição de batidas e efeitos que criam uma nova versão, muitas vezes mais dançante. No mundo dos vinhos, o conceito de remix pode ser associado à criação de blends, que misturam diferentes uvas e terroirs, resultando em rótulos inovadores que unem o clássico e o moderno. A indicação para essa proposta é o tinto chileno Remix Edición Limitada Cabernet Sauvignon Cabernet Franc 2021, um blend de 70 % Cabernet Sauvignon e 30% Cabernet Franc produzido no Vale do Colchagua, no Chile. Com amadurecimento de 16 meses em carvalho francês, o vinho destaca-se por sua intensidade e complexidade, trazendo aromas de frutas pretas, especiarias e toques mentolados. Sua estrutura robusta e taninos macios harmonizam perfeitamente com pratos como medalhão (de frango ou de boi) com bacon, espetinhos variados, equilibrando sabores e limpando o paladar.
Foto: divulgação
Comments