Com a presença de seu criador Michel Friou, o enólogo da vinícola Almaviva .
Localização da vinícola
A vinícola Almaviva está localizada na região do Vale do Maipo, no Chile, mais especificamente em Puente Alto, na parte mais alta do vale. A vinícola fica a cerca de 20 minutos do centro de Santiago.
História
A Almaviva foi criada em 1996 como resultado de uma parceria entre a Concha y Toro, a maior vinícola do Chile, e Philippe de Rothschild, de Bordeaux, França. Produzido sob a supervisão técnica em conjunto com ambos os sócios, a primeira colheita foi imediatamente um sucesso internacional, logo após seu lançamento no mercado em 1998.
A Junção de duas culturas
"O Chile oferece sua terra, seu clima, e seus vinhedos, enquanto a França contribui com os conhecimentos técnicos de vinificação e suas tradições. O resultado é um vinho de elegância excepcional e complexidade. Seu lançamento foi um enorme impulso para o desenvolvimento dos vinhos chilenos nos mercados internacionais."
O nome "Almaviva"
Originou da literatura clássica francesa, do personagem Conde de Almaviva, herói da comédia As Bodas de Fígaro, de Beaumarchais. A peça foi posteriormente adaptada para ópera por MozartJornada de Adimplencia.
Os vinhos da Almaviva são produzidos a partir de um corte de três variedades clássicas de Bordeaux, com predominância do Cabernet Sauvignon.
A negociação da venda do icônico Almaviva foi realizada no dia 04 de setembro na famosa praça de Bordeaux (França). No Brasil, o pré-lançamento da nova safra aconteceu em 3 cidades; São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.
Sobre o Pré-lançamento Almaviva 2022
Em Brasília podemos conferir uma degustação vertical do Almaviva promovida pela
Wine´s Life e organizado com maestria por Cristina Neves, especialista em transformar eventos em verdadeiras experiências memoráveis.
Na ocasião degustamos 4 rótulos harmonizados com um menu assinado pela chef Nayara Branquinho.
Além do lançamento do Almaviva 2022, podemos também conferir outras safras como a 2021 e 2011, uma excelente oportunidade para para acompanhar a evolução dos rótulos anteriores.
Também degustamos o vinho EPU, de safra 2020, um vinho também excepcional. E seu nome significa segundo em Mapuche, língua dos antigos povos que habitavam os Andes e é elaborado de acordo com o conceito dos segundos vinhos dos renomados châteaux franceses e as suas uvas vêm do mesmo vinhedo do Almaviva.
Segundo o enólogo Michel Friou, a colheita da safra de 2022 foi muito particular, mais seca que o habitual e poucas chuvas, porém foi mais fresca e acabou gerando um processo de maturação excelente, resultando em um vinho com mais estrutura, mais riqueza e mais fruta. Apesar da idade, o vinho Almaviva já chegou agradando os paladares, com muita elegância e equilíbrio entre maturidade e frescor, podendo se esperar ainda um grande potencial de guarda para sua total plenitude. Um verdadeiro ícone da América do Sul, do terroir chileno e que merece atenção.
Composição dos vinhos degustados:
EPU de safra 2020
Cabernet Sauvignon: 81%
Carménère: 12%
Merlot: 5%
Cabernet Franc: 2%
Envelhecimento: 12 meses em barricas de roble francês
Almaviva de safra 2022
Cabernet Sauvignon: 72%
Carménère: 23%
Cabernet Franc: 4%
Petit Verdot: 1%
Envelhecimento: 20 meses em barricas de roble francês (70% novas)
Almaviva de safra 2021
Cabernet Sauvignon: 71%
Carménère: 22%
Cabernet Franc: 5%
Petit Verdot: 2%
Envelhecimento: 20 meses em barricas novas de roble francês.
Almaviva de safra 2011
Cabernet Sauvignon: 67%
Carménère: 25%
Cabernet Franc: 5%
Merlot: 2%
Petit Verdot: 1%
Envelhecimento: 18 meses em barricas novas de roble francês.
Chegada da nova safra no Brasil
O vinho Almaviva de safra 2022 deve chegar ao mercado brasileiro em 2025, por meio de grandes distribuidores como World Wine, Mistral e Super Adega.
Relatos e fontes de informações:
Vinícola Alma Viva https://www.almavivawinery.com/.
Fotos:
Acervo pessoal da degustação.
Komentáre