Em sua quinta edição e recorde de marcas, visitantes e países, evento reafirma sua posição como a maior feira profissional de vinhos e destilados das Américas; edição de 2025 já tem data e promete ser ainda maior
A ProWine São Paulo, maior feira profissional de vinhos e destilados das Américas, encerrou sua quinta edição com números impressionantes e recordes. De 1º a 3 de outubro, 15 mil visitantes passaram pelos corredores do Expo Center Norte, superando as expectativas e reafirmando sua posição como um dos principais pontos de encontro para players do setor. Ao todo, 1.402 marcas de 34 países estiveram presentes, oferecendo uma ampla variedade de produtos e oportunidades de negócios.
“Nosso objetivo com a ProWine São Paulo é oferecer uma experiência excepcional aos profissionais de vinhos e destilados e sem dúvida a setorização por países elevou o padrão do evento e a jornada dos visitantes”, destaca a diretora da feira, Malu Sevieri, sobre a setorização por países, uma novidade dessa edição, que propiciou uma experiência sensorial única ao agrupar o melhor das bebidas de cada país.
Outra surpresa de 2024 foi um aplicativo exclusivo desenvolvido para conectar expositores e visitantes, aprimorando a experiência e ampliando as possibilidades de contato, reforçando a comunidade ProWine São Paulo em uma única plataforma de comunicação. A tecnologia registrou mais de 200 mil interações durante os três dias.
Além da área de exposição, a programação do ProWine Forum chamou atenção mais uma vez. Aproximadamente 60 horas de masterclasses com degustações de vinhos e destilados integraram a programação de quatro salas que abordaram temas variados, como o mercado de vinhos pré e pós-pandemia, a diversidade do vinho argentino, estratégias de vendas no final do ano, o futuro dos sommeliers e o saquê como bebida global.
“Para os visitantes, o ProWine Forum é um verdadeiro tesouro de conhecimento. Desde masterclasses ministradas por renomados enólogos até palestras sobre as influências culturais nas preferências de sabor, há algo para todos os gostos e níveis de experiência. É uma chance ímpar de aprimorar o paladar, descobrir novos rótulos e explorar os segredos por trás das garrafas, além, é claro, de manter-se atualizado sobre o mercado”, afirma Malu.
A masterclass “Pêra-Manca Tinto 2018 & 60 Anos da Fundação Eugénio de Almeida” foi conduzida por Pedro Baptista, diretor vitivinícola da FEA e enólogo da Adega Cartuxa e da Tapada do Chaves. O evento, exclusivo para convidados, marcou o lançamento mundial da nova safra do Pêra-Manca Tinto, um dos vinhos mais prestigiados do Alentejo e que ocorreu pela primeira vez fora do solo português. A sessão reuniu jornalistas e comunicadores do setor para apresentar esse rótulo icônico e celebrar a trajetória da FEA como referência enológica em Portugal. O evento também destacou seis vinhos varietais da Adega Cartuxa, produzidos em uma edição limitada de 1.000 garrafas em homenagem aos 60 anos da Fundação Eugénio de Almeida, explorando a rica história e contribuições da vinícola para o segmento português.
A escolha da maior feira de vinhos e destilados das Américas como palco da celebração da safra 2018 do Pêra-Manca Tinto, um vinho tão querido pelos enófilos brasileiros, também não foi por acaso. “Acaba por ser a união perfeita de um evento de grande relevância para o nosso setor e com ótima infraestrutura, que consegue reunir diversos players importantes do mercado”, declarou o sócio-diretor da Adega Alentejana, importadora oficial dos produtos da Adega Cartuxa no Brasil, André Chicau.
Sustentabilidade
Seguindo seu compromisso com a sustentabilidade, a ProWine São Paulo, em parceria com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), reciclou mais de nove toneladas de vidro por meio do programa “Glass is Good”. A ação envolveu a logística reversa de todo o vidro utilizado na feira, incluindo garrafas e taças, garantindo que esse material fosse devidamente processado ao final de cada dia.
Uma máquina de triturar vidro foi instalada para eliminar as garrafas usadas, prevenindo, assim, a possibilidade de falsificação — um risco potencial em eventos desse gênero. Além de aumentar a segurança, a trituração facilitou o processo de reciclagem, contribuindo para a economia de energia, a redução da extração de matérias-primas e a diminuição de emissões de CO2. Esse esforço também combate o acúmulo de resíduos de vidro em aterros sanitários, onde esse material poderia permanecer indefinidamente.
A reciclagem eficiente do vidro reforça a responsabilidade ambiental da feira, promovendo a economia circular e demonstrando que, mesmo em eventos de grande porte, é possível minimizar impactos ambientais.
O que dizem os expositores?
“Estamos presentes desde a primeira edição e acredito que Portugal tem a maior presença na feira. Este evento é fundamental para nós, pois o Brasil é atualmente nosso maior mercado, excluindo o vinho do Porto, e o terceiro maior considerando todas as exportações de vinhos portugueses. A diversidade e a complexidade dos nossos vinhos, uvas, terroirs e regiões, somadas à vantagem da língua em comum, atraem muito o consumidor brasileiro. Isso impulsiona o crescimento dos vinhos de Portugal no Brasil”, fala o presidente-executivo da ViniPortugal, Frederico Falcão.
“Estamos estreando na ProWine São Paulo e é um grande prazer trazer nossa marca e a vinícola da Bahia, na Chapada Diamantina, para este evento. Estamos animados por ter contato com o público altamente qualificado da feira”, diz o CEO da Vinícola UVVA, Fabiano Borré.
“Estamos muito felizes com nossa primeira participação na ProWine São Paulo. Viemos apresentar a força das nossas marcas, unidas como uma grande empresa e o resultado tem sido um sucesso. Nosso estande está sempre cheio e estamos muito satisfeitos com o andamento da feira”, conta a Trade Marketing Manager da Moët Hennessy, Gabriela Salotti.
“Estamos muito satisfeitos com esta edição. Foi um ano fantástico, com um crescimento significativo e uma participação maior de marcas. Consideramos esta a melhor edição até agora, com muitos clientes presentes, tornando o evento ainda mais especial para nós. Estamos na ProWine São Paulo desde o início e, se tudo correr bem, estaremos presentes por muitos anos mais. Parabéns a todos!”, comemora o diretor da Qualimpor, João Roquette.
“Estar na ProWine São Paulo é fundamental para nós, pois é uma grande oportunidade de apresentar nosso portfólio, que é nossa maior força. Trouxemos vinhos de diversas regiões do mundo, com faixas de preço que vão desde os vinhos de entrada até rótulos de alta e altíssima gama, tanto do Velho quanto do Novo Mundo. Nosso objetivo aqui é destacar a diversidade e a força do nosso portfólio, além de mostrar novidades e curiosidades. Também é um prazer receber nossos clientes e conhecer novos potenciais parceiros. Participar da ProWine São Paulo é essencial para nós”, afirma o head sommelier da Interfood, Elias Varella.
“Estamos mais um ano na ProWine São Paulo, uma feira essencial para os profissionais do setor e para fomentar o mercado de vinhos. Este ano, temos um estande ainda maior, com a presença de muitos produtores de diversos países, que vieram prestigiar tanto nossa equipe quanto nossos clientes. A feira é um evento de extrema importância para quem atua no mundo do vinho. Estamos representando mais de 30 produtores de quase dez países, como Argentina, Chile, Portugal e Espanha. Estamos muito felizes, com o estande sempre cheio”, atesta o sommelier da Cantu Grupo Wine, Gustavo Peroni.
“Estamos muito felizes por participar de mais uma edição da ProWine São Paulo. Os resultados têm sido excelentes e estamos animados em receber nossos parceiros e estabelecer novos relacionamentos com todos os nossos clientes. Agradecemos aos organizadores e a todos os nossos clientes que estiveram aqui, contribuindo para fortalecer nossos negócios e, acima de tudo, a amizade que cultivamos com cada um de vocês”, celebra o diretor de vendas do Grupo Famiglia Valduga, Nelsir Kuffel.
“É um prazer participar mais uma vez da ProWine São Paulo. Sabemos que é uma feira de referência nacional e escolhemos este evento para fazer os principais lançamentos do ano. Os resultados foram excelentes e destaco especialmente a qualidade do público, que é formado apenas por profissionais do trade e imprensa especializada. Fica a dica para quem atua no mundo do vinho: participar da ProWine São Paulo vale muito a pena”, garante o diretor de Marketing da Vinícola Casa Perini, Pablo Perini
“A Adega Alentejana participa desde a primeira ProWine São Paulo e estamos muito felizes com a evolução do evento a cada ano, com mais visitas e um público vindo de diversas cidades do Brasil. A edição de 2024 foi realmente surpreendente. Realizamos o lançamento mundial do Pêra-Manca Tinto, a primeira vez que uma safra deste vinho é apresentada fora de Portugal. Agradecemos a todos e já estamos inscritos e com espaço reservado para 2025”, antecipa o sócio-fundador da Adega Alentejana, Manuel Chicau.
O que dizem os visitantes?
“A ProWine São Paulo é um evento essencial para o setor de vinhos. Estou no segmento há muitos anos e frequento a feira praticamente desde o início. O negócio de vinhos é fundamental para os supermercados, especialmente com a crescente demanda dos brasileiros por vinhos de qualidade. A feira proporciona uma excelente oportunidade para não apenas aumentar a quantidade consumida, mas também para melhorar a qualidade dos rótulos. Aqui, é possível interagir diretamente com exportadores, importadores e outros profissionais do setor, além de descobrir novos rótulos. Acredito que ela é fundamental para o negócio do vinho”, diz o representante do Supermercado São Vicente, rede com 56 anos, 22 lojas de varejo e cinco de atacado, Artur Illiano.
“Esta feira é muito importante. É um grande evento repleto de oportunidades. Este é meu quarto ano consecutivo participando da ProWine São Paulo e sempre retorno com ótimas oportunidades de negócios para a empresa que represento. Hoje, conversei com produtores franceses e estou aqui com outro importador para enriquecer nosso portfólio. Além do networking, é uma chance de reencontrar amigos de longa data da profissão. Recentemente, fui premiado como o melhor sommelier do Brasil e, em 2025, representarei o país no Panamericano, em Sonoma Valley, Califórnia. Participar de um evento como este é fundamental, até mesmo de forma didática. Saúde!”, ressalta o sommelier do BigMais Supermercados, Wallace Neves.
“Achamos a feira muito interessante, com vários países extremamente bem organizados. O setor dos vinhos brasileiros está super concorrido, com muita gente talentosa fazendo coisas interessantes. Nós conhecemos a ProWine São Paulo no ano passado, e neste ano percebemos que só vem crescendo, só temos elogios. Além disso, há muitas oportunidades de negócios aqui também”, contam os diretores da Vinoeria, loja de vinhos exclusivos nacionais e importados, Mauricio Possenti e Ana Paula Crude.
Expectativas para 2025
A ProWine São Paulo já tem data marcada para sua próxima edição, que acontecerá de 30 de setembro a 2 de outubro de 2025, no Expo Center Norte. Após os resultados satisfatórios deste ano, a organização promete ainda mais inovações e oportunidades de negócios para os participantes do próximo ano.
“Estamos muito orgulhosos dos resultados da ProWine São Paulo 2024 e de termos alcançado números recordes em expositores e visitantes. Isso reforça a importância da feira como um hub de negócios para o setor de vinhos e destilados nas Américas. Já estamos planejando a edição de 2025, que será ainda mais impactante”, garante Malu.
Sobre a ProWine São Paulo
A ProWine São Paulo é um spin-off da ProWein de Düsseldorf, na Alemanha. Desde sua estreia, em 2019, tem proporcionado uma experiência única, reunindo os principais players da indústria durante três dias para geração de negócios, lançamentos, networking e compartilhamento de conhecimentos. O evento é uma realização conjunta da Emme Brasil, Inner Group e Messe Düsseldorf. Em 2025, acontecerá de 30 de setembro a 2 de outubro, no Expo Center Norte.
Foto: divulgação
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