top of page
Conjunto de mesa

Os quatro rótulos da Madre Terracom mais de 90 pontos

Cris Jardim

Nature, Brut Rosé, Marselan e Rosé Nobre figuram entre os destaques do Guia


Madre Terra CicloZ Nature e Madre Terra VentreZ Marselan são os dois rótulos da Vinícola Madre Terra que pontuaram 91 pontos no Guia Adega 2025. Destaque também para o Madre Terra VentreZ Brut Rosé e para o Madre Terra AuraZ Rosé Nobre, ambos com 90 pontos. O quarteto anuncia a chegada da vinícola boutique que comemora seu primeiro ano de vida com a distinção.


Para a Diretora Criativa Tainá Zaneti, que, além de ser gastrônoma, sommelier, pesquisadora, escritora e professora, acaba de se formar em Enologia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) como a primeira mulher a concluir o Curso Superior na instituição, é emocionante ver o resultado de um trabalho que nasce na terra, floresce com o terroir e ganha vida nas mãos do homem. “A Madre Terra é movida pela força feminina presente na natureza. Cada gole dos nossos vinhos e espumantes expressam o nosso respeito pelo terroir e pela sociobiodiversidade, além de uma filosofia que segue na prática a agricultura regenerativa. Receber este reconhecimento nos enche de orgulho e nos motiva a seguirmos firmes neste posicionamento, porque não apenas acreditamos nele, mas também temos a certeza de que estamos entregando ao consumidor uma experiência cultural”, celebra.

 

Tainá também é a primeira Doutora Gastrônoma do Brasil, com PHD na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e Pós-Doutorado na Universidade Nacional da Malásia, além de Mestre em Agronegócios na UnB. Sua multidisciplinaridade, visão de mundo e sensibilidade alimentam toda criatividade necessária para inspirar a geração de projetos e experiências na Madre Terra, instalada no ventre fecundo de uma propriedade de 45 hectares, no interior de Flores da Cunha. São cenários que se completam com vinhedos em patamares, lagos, bosques e trilhas em meio a mata nativa.

 

O Guia Adega, como é popularmente conhecido, traz a resenha de todos os vinhos com 89 pontos ou mais. São 5 mil exemplares, além de uma versão digital, reunindo em 416 páginas um conteúdo que contempla, ainda, informações sobre as regiões vitivinícolas, dicas de roteiros gastronômicos, turísticos e culturais. O guia é anual e carrega o selo da Inner Editora. A 14ª edição será distribuída aos associados do Clube ADEGA, trade especializado, principais sommeliers, influencers e imprensa, e a venda será pelo e-commerce e market place.

 

Os mais pontuados

91 PONTOS

Madre Terra CicloZ Nature (60% Chardonnay/40% Pinot Noir) - (24 luas em contato com as borras)

Madre Terra VentreZ Marselan (Para melhor apreciação, consumir em até 36 luas)

 

90 PONTOS

Madre Terra VentreZ Brut Rosé (Para melhor apreciação, consumir em até 18 luas)

Madre Terra AuraZ Rosé Nobre (Para melhor apreciação, consumir em até 60 luas)

 







As linhas e seus conceitos

Madre Terra VentreZ

Os ventreZ da Madre Terra geram, nutrem e protegem as vidas. Assim é com a vinha: brota, cresce, floresce, se torna fruto, amadurece. E vira celebração.

 

Madre Terra CicloZ

Toda a vida acontece em cicloZ. Ano a ano, mês a mês, dia a dia, as fases da terra, da vida, da lua, da vinha se sucedem. 

 

Madre Terra AuraZ

A energia da Madre Terra transborda por todas as formas de vida. Pulsa. Irradia. Emana. Reverbera. Sopra a brisa amena entre o terroir e o etéreo, revelando vinhos com auraZ.

 

 

A natureza da Madre Terra


A propriedade é um convite a interagir com a natureza. São mais de 500 árvores ornamentais de 80 diferentes espécies, todas catalogadas e que poderão ser visitadas e conhecidas por todos que visitarem a propriedade. Com múltiplas cores, diferentes origens e tamanhos, que transformam o cenário em cada estação do ano, as plantas formam um ‘oásis’ da biodiversidade com bosques que se encaixam nas ondulações da geografia. Em um deles, um verdadeiro santuário batizado com o nome de Catedral Gótica da Natureza. Cinco lagos naturais deixam a paisagem ainda mais encantadora.

 

A vinícola


A Madre Terra tem hoje 3,7 hectares de área cultivada com vinhedos próprios, sendo 1,5 hectare em produção. São vinhas que gestam castas tintas como a Cabernet Franc, Merlot, Teroldego e Pinot Noir, além das brancas Riesling, Chardonnay e Gewurztraminer. A produção controlada fica entre 6 a 8 mil quilos por hectare. A Safra 2024 resultou em 20 mil litros – 85% de vinhos 15% de espumantes. Parte das uvas vieram de produtores parceiros da Serra Gaúcha, da Campanha Gaúcha e da Serra do Sudeste.


Fotos: divulgação

 


Comments


vinho tinto

Não perca nenhum gole do nosso conteúdo! Inscreva-se e fique por dentro de todas as novidades do universo dos vinhos!

Mantenha-se atualizado sobre os novos posts, dicas exclusivas e as últimas tendências no mundo dos vinhos! Ao se inscrever no blog Turma do Vinho, você será o primeiro a receber nossas atualizações diretamente em sua caixa de entrada. Descubra rótulos incríveis, histórias envolventes e tudo o que você precisa saber para apreciar ainda mais essa paixão. Inscreva-se agora e faça parte da nossa comunidade!

Insira seu melhor e-mail:

Muito obrigado por se inscrever!

bottom of page