Conjunto tecnológico, abastece e monitora a produção da cooperativa vinícola,
gerando mais eficiência na qualidade dos produtos
Há um mês em operação, a nova linha de produção da Cooperativa Vinícola Nova Aliança, com matriz em Flores da Cunha, ampliou a capacidade produtiva da empresa em 200%. Agora, em apenas uma hora é possível produzir até 6 mil garrafas de vinhos e espumantes. Este é mais um dos investimentos em tecnologia feito pela empresa, integrando o plano de ações da atual diretoria que prioriza a qualidade da produção num processo alinhado com os cerca de 700 cooperados. O resultado é garantir ainda mais qualidade em vinhos e espumantes, tendo maior flexibilidade e eficiência produtiva, além de um padrão de alta performance, sempre com total atenção à segurança e ao bem estar dos colaboradores.
A linha é única no país, montada exclusivamente para a Nova Aliança. O grande destaque e diferencial é a envasadora eletropneumática, uma máquina italiana fabricada pela GAI, hoje presente nas melhores vinícolas do mundo. A válvula utilizada na envasadora é patenteada mundialmente, com absurdo nível de precisão. Atualmente, além de moderna e eficiente, esta é a maior linha com este tipo de tecnologia no Brasil. Para o CEO da Cooperativa Vinícola Nova Aliança, Heleno Facchin, este é mais um passo nesse momento de reestruturação da vinícola. “Todo nosso esforço tem olhos e ação no coletivo, começando pelos nossos cooperados, com o cuidado e respeito às videiras até chegar à taça do consumidor. Todos importam”, ressalta.
Esta linha de produção otimiza o fluxo de processos como a despaletização, enchimento, capsulagem e rotulagem de vinhos e espumantes, entregando a garrafa pronta para ser encaixotada. Projetada e alinhada para entregar mais qualidade, a linha opera garrafas de diferentes diâmetros e tamanhos.
Mais sobre a Nova Aliança
A Nova Aliança é a Cooperativa Vinícola mais antiga do Brasil. Completando 95 anos, tem sua matriz em Flores da Cunha e filiais em Farroupilha e Santana do Livramento. São cerca de 2.000 hectares de vinhedos em produção junto aos seus cooperados, que resultam, aproximadamente, em 40 milhões de quilos de uvas todos os anos. O processamento é feito nas três unidades. Com um portfólio que expressa os diversos terroirs do Rio Grande do Sul, a Nova Aliança coloca no mercado sucos orgânicos, integrais e néctares, além de vinhos finos, espumantes (champenoise e charmat), vinhos de mesa, filtrados e destilados. A Nova Aliança também é a maior produtora de suco de uva orgânico da América Latina com produção de 800 mil litros em 2023.
Imagens: Divulgação Nova Aliança
Comments