Desempenho da Miolo Wine Group na maior degustação de vinhos de uma safra do mundo supera expectativas e evidencia qualidade de rótulos do Vale dos Vinhedos, Campanha Gaúcha e Vale do São Francisco, classificando amostras em todas as categorias de vinhos
O time da Miolo Wine Group está transbordando de alegria. É que o grupo vinícola acaba de bater seu próprio recorde na Avaliação Nacional de Vinhos, classificando o maior número de amostras de sua história na maior degustação de vinhos de uma safra do mundo, além de ter sido a empresa com o maior número de vinhos classificados no evento. Foram 22 amostras entre as representativas da Safra 2024, sendo que uma Merlot, do Vale dos Vinhedos, ficou entre o seleto grupo das 16 amostras escolhidas como as emblemáticas da Safra 2024.
O desempenho deixou toda a equipe de quase 40 enólogos animada e motivada a seguir engarrafando o que de melhor cada terroir entrega. Mas não foi só a quantidade que impressionou. A presença em todas as categorias de vinhos também chamou a atenção, ou seja, a Miolo emplacou amostras nos grupos de Vinho Base Espumante, Vinho Branco Não Aromático, Vinho Branco Aromático, Vinho Rosé, Vinho Tinto Jovem e Vinho Tinto. Treze variedades de uvas, sendo 10 tintas e três brancas, são aos destaques e mostram a diversidade qualitativa da produção.
A Vinícola Miolo, do Vale dos Vinhedos, lidera o ranking no grupo com 15 amostras, entre elas a Merlot, uma das 16 amostras selecionadas na Avaliação, além de destacar três cortes tintos. A Vinícola Almadén, da Campanha Central, que no ano passado completou 50 anos no Brasil, como já era esperado, destaca os tintos consolidados naquele terroir. Já a Vinícola Terranova, do Vale do São Francisco, evidencia as castas Verdejo, Grenache e Syrah. Para o Diretor Superintendente da Miolo Wine Group, enólogo Adriano Miolo, este resultado é muito mais do que esperado e festejado. “Temos um time de enólogos e engenheiros agrônomos de elite. Há 35 anos, aprendemos com cada terroir. Estudamos, pesquisamos e testamos o ano inteiro. Engarrafamos cada rótulo com o mesmo sentimento da primeira safra. E saber que 90 enólogos brasileiros degustaram nossos produtos às cegas, numa degustação 100% técnica, reconhecida mundialmente, torna este resultado ainda mais importante”, comemora.
A Avaliação Nacional de Vinhos é uma realização da Associação Brasileira de Enologia (ABE).
As amostras da Miolo Wine Group na Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2024
Vinícola Miolo (Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves/RS)
1. Pinot Noir/Chardonnay – Vinho Base para Espumante Branco
2. Pinot Noir/Chardonnay – Vinho Base para Espumante Rosé
3. Pinot Noir/Chardonnay – Vinho Base para Espumante Rosé
4. Sauvignon Blanc – Vinho Branco Aromático
5. Sauvignon Blanc – Vinho Branco Aromático
6. Chardonnay – Vinho Branco Não Aromático
7. Pinot Noir – Vinho Tinto Jovem
8. Tannat – Vinho Tinto Seco
9. Touriga Nacional – Vinho Tinto Seco
10. Cabernet Sauvignon – Vinho Tinto Seco
11. Merlot – Vinho Tinto Seco
12. Merlot – Vinho Tinto Seco (Uma das 16 amostras da Avaliação Nacional de Vinhos –
Vinho que será utilizado no Miolo Cuvée Giuseppe)
13. Merlot/Cabernet Sauvignon – Vinho Tinto Seco
14. Touriga Nacional/Tinta Roriz – Vinho Tinto Seco
15. Corte de Uvas Tintas – Vinho Tinto Seco
Vinícola Almadén (Campanha Central – Santana do Livramento/RS)
16. Cabernet Sauvignon – Vinho Rosé
17. Marselan - – Vinho Tinto Seco
18. Cabernet Franc – Vinho Tinto Seco
19. Tannat – Vinho Tinto Seco
20. Tannat – Vinho Tinto Seco
Vinícola Terranova (Vale do São Francisco – Casa Nova/BA)
21. Verdejo – Vinho Branco Não Aromático
22. Grenache – Vinho Rosé
23. Syrah – Vinho Tinto Seco
Créditos:
Foto 01: Jeferson Soldi
Fotos da Vinícola: Emerson Ribeiro
Comments