Sebrae RS e Abrasel RS colocam pequenas vinícolas do Estado e restaurantes da capital frente a frente para ampliar a presença de rótulos regionais nas cartas e, com isso, aumentar o consumo da bebida entre os gaúchos
Nenhum outro país do mundo tem a diversidade de vinhos e espumantes do Brasil. Aliado a isso, a qualidade reconhecida mundialmente tem atraído a atenção de consumidores ao redor do Planeta. São rótulos que nascem de diferentes terroirs e regiões produtoras, atualmente espalhadas em 11 estados (BA, CE, ES, GO, MG, PE, PR, RJ, RS, SC e SP), além do Distrito Federal. O Rio Grande do Sul segue mantendo quase 90% da produção nacional e, mesmo assim, grande parte dos restaurantes não possuem rótulos nacionais em suas cartas. Para mudar esta realidade, o Sebrae RS, em parceria com a Abrasel RS, realiza no dia 13 de novembro, em Porto Alegre, mais uma etapa do projeto ‘Descobertas do Sommelier – Pequenos Produtores’, integrando o Programa de Aproximação Comercial entre Restaurantes e Vinícolas Gaúchas. O encontro será na sede do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha), das 15h30min às 18h. Link para inscrição: https://forms.gle/LJdFGPCD3H1ssYBr9
Exclusivo para restaurantes, o circuito reúne 14 vinícolas gaúchas (Área 15, Audace, Belmonte, Berkano, Caetano Vicentino, Garbo, Madre Terra, Monte Chiaro, Salvati & Sirena, Somacal, Terra Fiel, Torcello, Vaccaro e Valle Bello) de sete cidades (Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Pádua e Santana do Livramento). De acordo com a Gestora de Projetos do Sebrae RS, Angélica Inácio Brandalise, o projeto também inclui a realização de workshops e consultorias técnicas individuais. “O trabalho inicia a partir da sensibilização de restaurantes com uma metodologia capaz de identificar perfis, apresentar sugestões personalizadas, promover treinamentos e executar ações de ativação”, explica. Este conjunto de ações tem a curadoria técnica da Milan Export, através da diretora Andreia Gentilini e da sommelier Rafaely Desirhe.
Vinícolas jovens e inovadoras são alvos da ação, oferecendo rótulos de diversos estilos e faixas de preços, blends e castas diferentes, com premiações nacionais e métodos de elaboração variados. Além disso, o olhar se volta para empresas familiares que tenham pequenas produções, vinhos exclusivos e lançamentos. Para Andreia Gentilini, este é um projeto essencial de aproximação comercial. “De um lado estão os restaurantes de Porto Alegre, que passam a conhecer os pequenos produtores e, assim, valorizam o vinho brasileiro, especialmente os de pequenas vinícolas. De outro lado, estão os produtores que têm dificuldade de acesso às cartas destes restaurantes. Desta forma, conseguimos no mesmo local e evento, através de nossa consultoria, oportunizar a aproximação comercial, gerando novas parcerias”, destaca. Ela explica, ainda, que a consultoria inclui um amplo trabalho prévio junto aos restaurantes para identificar oportunidades, auxiliar nas harmonizações enogastronômicas, criando um olhar voltado à carta como estratégia de negócio. “O restaurante se tornou um grande local formador de opinião. É ali que os consumidores conhecem novos rótulos e vivem experiências sensoriais. Por isso, é essencial estar na carta dessas casas”, garante. “O projeto também se soma ao movimento pós-enchentes criado pelos restaurantes da capital gaúcha e que vem valorizando o vinho brasileiro em ter uma carta diferente, com vários produtores”, finaliza.
Na edição realizada em 2023, 19 vinícolas da Serra Gaúcha e do Vale Central e 10 restaurantes de Porto Alegre participaram do encontro que gerou R$ 60 mil em venda na primeira rodada. Foram 70 negócios fechados entre os envolvidos, com 190 aproximações comerciais, o que resultou em 25% de aumento dos rótulos brasileiros nas cartas de vinhos. Manter uma boa carta de vinhos melhora a imagem do restaurante, ajuda no posicionamento da casa, gera uma margem de lucro 30% maior, valoriza a gastronomia e atende a crescente demanda de consumo de vinhos.
SERVIÇO
O que? Circuito de Degustação de Vinhos e Espumantes (Programa de Aproximação Comercial entre Restaurantes e Vinícolas Gaúchas)
Quando? 13/11 (quarta-feira)
Horário: 15h30min às 18h
Onde? Sindha (Rua Barros Casal, 180 - Bairro Floresta - POA
Vagas limitadas! Exclusivo para restaurantes
Link para inscrição: https://forms.gle/LJdFGPCD3H1ssYBr9
O Projeto
O Programa de Aproximação Comercial entre Restaurantes e Vinícolas Gaúchas é uma parceria entre o Sebrae RS e Abrasel RS, com o objetivo de aproximar pequenas vinícolas gaúchas de restaurantes de Porto Alegre. O propósito é fomentar o consumo de vinhos brasileiros, auxiliando no desenvolvimento da economia local, através de uma série de ações como workshops e consultorias individuais com os restaurantes, identificação do perfil do restaurante, sugestões personalizadas de vinhos e vinícolas, conforme a necessidade, e perfil de cada estabelecimento. Além dos aspectos de fomento aos negócios, a aproximação entre bares e restaurantes com as vinícolas gaúchas também é uma forma de estimular a cultura e o mercado local de vinhos e espumantes gaúchos. Assim, as vinícolas gaúchas acessam, cada vez mais o mercado interno, aumentando o volume de produção e, consequentemente, desenvolvendo a economia local.
As vinícolas
Área 15 – Bento Gonçalves
Audace – Bento Gonçalves
Belmonte – Bento Gonçalves
Berkano – Pinto Bandeira
Caetano Vicentino – Nova Pádua
Garbo – Bento Gonçalves
Madre Terra – Flores da Cunha
Monte Chiaro – Bento Gonçalves
Salvati & Sirena – Bento Gonçalves
Somacal – Monte Belo do Sul
Terra Fiel – Santana do Livramento
Torcello – Bento Gonçalves
Vaccaro - Garibaldi
Valle Bello – Monte Belo do Sul
Foto: divulgação
Comentarios