Sommelière da Wine compartilha características da uva e indica variações de rótulos para degustar
Toda terceira sexta-feira de setembro é celebrado o Grenache Day, o dia da Garnacha. Em 2024, a data corresponde ao dia 20 do mês, quando as atenções se voltam para esta uva que produz diversos estilos de vinho, de tintos leves a mais encorpados, rosés aromáticos e refrescantes e até mesmo espumantes. A data foi determinada durante o Grenache Symposium, evento que ocorreu no sul do Rhône, na França, em 2010.
De origem espanhola, onde é chamada de Garnacha, a uva se espalhou por diversos países, mas foi na França que ganhou fama. A Grenache se adapta bem a climas quentes e secos e tomou destaque no sul da França, no Vale do Rhône e na região mediterrânea de Languedoc-Roussillo e também no norte e nordeste da Espanha, além de Austrália e Estados Unidos.
É uma uva que produz vinhos tintos ricos e saborosos e rosés intensos e aromáticos. Além de vinhos excelentes varietais (feitos com uma só uva), está presente em blends famosos no mundo do vinho, como o blends do aclamado Châteauneuf-du-Pape, o corte GSM (Grenache, Syrah, Mourvèdre) do sul do Vale do Rhône, os rosés de Provence no sul da França e os grandes blends de Rioja na Espanha.
“Seu aroma costuma trazer notas de frutas vermelhas frescas, mais maduras ou em geleia, a depender da região e idade do vinhedo, além de couro, ervas secas, especiarias e pimenta”, diz Thamirys Schneider , sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo. “Os vinhos tintos desta uva tem teor alcoólico cerca de 14% e apresentam taninos e acidez média e paladar expressivamente frutado com toque picante.”
Confira a seguir as dicas da especialista para apreciar o potencial máximo da Garnacha e harmonizá-la adequadamente.
Espumante brasileiro e camarão na moranga
Para provar a versatilidade da uva, a indicação é o brasileiro Espumante Maraví Rosé. Um vinho elaborado pela vinícola Entre Dois Mundos, uma joint venture Miolo e Grupo Wine. Este exemplar é feito com as uvas Garnacha (75%) e Chenin Blanc (25%) de vinhedos no Vale do São Francisco/BA, elaborado pelo Método Charmat com breve contato com as borras, o que agrega maior complexidade e expressividade nos aromas e sabores. Com acidez vibrante e textura cremosa, este espumante harmoniza perfeitamente bem com camarão na moranga, pois sua acidez ajuda a limpar o paladar e traz frescor, enquanto as notas expressivas de frutas vermelhas somam aos aromas e sabores do prato.
Rosé francês com carpaccio de salmão
Outra boa indicação para pratos delicados com peixe é o francês Rosé à La Rose A.O.C. Côtes de Provence Rosé 2022. Esse exemplar é um blend elaborado com pela vinícola Famille Sumeire na prestigiada A.O.C. Côtes de Provence, localizada na costa Mediterrânea francesa, região de renome mundial na elaboração de vinhos rosés elegantes, aromáticos e refrescantes. Seu admirável rótulo faz referência ao poema francês medieval, O Romance da Rosa, uma imagem que faz jus às suas notas florais. Com um buquê aromático delicado, o vinho tem leveza, frescor e boa persistência. Para uma harmonização chique e delicada, a dica de harmonização é o carpaccio de salmão, que combina perfeitamente com a delicadeza do vinho, um rosé leve e elegante. É uma harmonização que leva em conta a similaridade entre estrutura do prato e do vinho, e onde a acidez do vinho limpa o paladar e prepara a boca para o próximo gole."
Tinto espanhol com filé mignon suíno ao molho de frutas vermelhas
Para experimentar um tinto feito exclusivamente com a uva Garnacha a indicação é o espanhol La Vanidosa D.O.Ca. Rioja Garnacha 2021. Rótulo com aromas intensos de frutas vermelhas muito maduros, morangos, framboesas e groselhas, com um toque amadeirado e balsâmico. A breve passagem por carvalho francês agrega complexidade e amacia os taninos. Pertencente à D.O.Ca Rioja, cujos vinhos são protegidos pela primeira Denominação de Origem Qualificada na Espanha, as técnicas, variedades da uva e demais etapas da produção respeitam um protocolo de qualidade bem estabelecido.
Harmoniza bem com um filé mignon suíno ao molho de frutas vermelhas. A estrutura do vinho acompanha essa carne macia, assim como as notas de frutas vermelhas maduras irão se somar com as características frutadas do prato, além da acidez do vinho somar em frescor.
Tinto chileno com risoto de tomate seco com queijo e pimenta biquinho
GSM é um corte famoso elaborado com as uvas Grenache, Syrah e Mourvèdre que conquista os paladares mais exigentes com a união frutada da uva Grenache, com as especiarias marcantes da Syrah e os taninos presentes adicionados pela Mourvèdre. Para contemplar o corte na lista, a indicação é o tinto chileno Pérez Cruz GSM D.O. Maipo Andes 2022 um vinho com aromas pronunciados de frutas pretas e vermelhas com camadas de especiarias, pimenta e floral. Seus taninos são marcados e muito agradáveis, e seu final é longo e picante. Para harmonizar, escolha pratos com mais com mais estrutura e que preencham bem a boca, como o risoto de tomate seco com queijo e pimenta biquinho.
Foto: divulgação
Comments