Don Romano: mais de 35 anos de tradição e sabor em Brasília
- Cris Jardim
- 3 de abr.
- 3 min de leitura
Com quase quatro décadas de história, o restaurante se mantém como um ícone da gastronomia da capital

Em 2025, Brasília celebra seus 65 anos e, com ele, se reafirma como um dos maiores polos gastronômicos do Brasil. Com um cenário em constante evolução, a capital ocupa hoje a terceira posição no ranking nacional, ao lado de grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro. Embora novas casas e conceitos inovadores surjam constantemente, algumas permanecem como símbolos da cidade. O Don Romano, um dos restaurantes mais antigos da cidade, é um exemplo claro dessa longevidade e consolidação.
Fundado em 1988, o Don Romano chegou à capital federal com a proposta de trazer a autêntica gastronomia italiana ao coração da cidade. A primeira unidade, inaugurada na 203 Norte, logo se tornou referência em qualidade e atendimento, oferecendo uma verdadeira experiência gastronômica. Com pratos tradicionais e um ambiente acolhedor, que remete às cantinas italianas, o restaurante conquistou o paladar dos brasilienses.
Em 2000, o restaurante expandiu seus horizontes com a abertura de uma unidade na 212 Sul. Apesar de ter sido fechada em 2004, a unidade contribuiu para consolidar ainda mais a marca. No mesmo período, a parceria com os jovens empreendedores Arthur e Alexandre Mottus resultou na inauguração de um novo ponto no Lago Sul, que se tornou um marco na história da casa e segue até hoje como um dos endereços mais tradicionais e queridos da cidade.
A transição de liderança em 2018 marcou um novo capítulo para o Don Romano. A arquiteta Mariana Miranda, com o apoio de seu marido Wesley Moreira, assumiu a gestão do restaurante, em parceria com Arthur Mottus. Essa mudança trouxe inovação, sem perder o compromisso com a tradição e a qualidade que sempre caracterizaram a marca. O restaurante continuou a encantar as gerações, com pratos que combinam a essência da culinária italiana com toques modernos, agradando tanto os clientes antigos quanto os novos.
“Ao longo desses mais de 30 anos, o Don Romano se tornou uma verdadeira referência gastronômica em Brasília. Nosso compromisso sempre foi com a qualidade da comida e a experiência do cliente. A gastronomia é uma forma de criar memórias, de celebrar a convivência e o prazer de estar junto", afirma Mariana Miranda, restauratrice do Don Romano.


"Estamos sempre em busca de novas experiências e sabores, mas sempre respeitando nossa essência. A gastronomia italiana é nossa base, mas buscamos adaptá-la ao gosto dos brasilienses, sem abrir mão de nossa tradição”, complementa Wesley Moreira, administrador da marca.
Hoje, o Don Romano é mais do que um restaurante; se tornou um patrimônio gastronômico de Brasília. “Ao longo dos anos, a gente foi criando essa conexão emocional com nossos clientes, sendo o cenário de celebrações, encontros familiares e momentos especiais. A nossa longevidade é reflexo não apenas da excelência culinária, mas também do compromisso com a comunidade e a qualidade no atendimento”, destaca Mariana.
“Em um cenário gastronômico dinâmico, o Don Romano continua sendo uma referência, equilibrando tradição e inovação, e se mantendo fiel à missão de proporcionar uma experiência única, que vai além do simples ato de comer, mas de vivenciar a cultura por meio da gastronomia”, conclui Wesley.

SERVIÇO
Don Romano
Endereços: QI 11 do Lago Sul; CLN 209 Bloco D Loja 59 – Asa Norte; e Águas Claras (apenas delivery)
Horário de funcionamento: De segunda a domingo, das 11h30 às 23h
Telefones: (61) 3248-0078 (Lago Sul); 3546-1871 (Asa Norte); e 3435-4030 (Águas Claras)
Instagram: @donromanopizzaria
Fotos: divulgação
Comentários