Sommelière da Wine explica como combinar os sabores de sorvetes com diferentes estilos da bebida
Hoje, dia 23 de setembro, comemora-se o Dia Nacional do Sorvete, uma das sobremesas favoritas do brasileiro para os dias quentes. A harmonização de vinhos com sobremesas é uma arte que demanda delicadeza, mas que rende sabores surpreendentes e tem tudo para dar certo.
“Como ambos são servidos gelados, o frescor e a leveza do espumante contrastam perfeitamente com a cremosidade e doçura do sorvete, criando uma experiência única para o paladar. A acidez vibrante dos espumantes, especialmente os brut, limpa o paladar entre cada colherada, enquanto as versões demi-sec podem intensificar os sabores mais adocicados do sorvete. Sejam sabores frutados ou de creme, essa união é uma excelente escolha para quem busca inovar nas sobremesas”, diz Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo.
Confira a seguir duas maneiras de harmonização de espumantes com sorvetes.
Harmonização por aromas e sabores
As combinações podem ser feitas por similaridade de aromas e sabores encontrados tanto nos espumantes quanto nos sorvetes. O Espumante Maraví Rosé, por exemplo, traz deliciosos aromas de frutas vermelhas silvestres, além de nuances florais e cítricas, que também podem ser exploradas nos sabores dos sorvetes para garantir um match perfeito na taça, inclusive adicionando pedaços de frutas.
Harmonização com doçura equilibrada
Para os fãs de combinações mais adocicadas, a ideia é ressaltá-la adicionando um espumante mais doce para acompanhar a sobremesa. Um exemplo desta combinação seria o Espumante Maraví Moscatel, que traz o equilíbrio ideal entre acidez e dulçor, de forma a não deixar a combinação enjoativa. Neste exemplar, destacam-se as notas florais, como jasmim e flor de laranjeira, que ressaltam a experiência sinestésica da degustação e dos sabores gelados.
Foto: divulgação
Comments