Sommelière da Wine indica rótulos brasileiros e conta como combinar vinhos com entradas e carnes do churrasco
No próximo domingo, dia 10 de novembro, acontece a final da Copa do Brasil de 2024, que trará o título do campeonato ao Flamengo ou Atlético Mineiro. Mas se tem alguma tradição brasileira comum a todas as torcidas, é o churrasco para acompanhar a partida final. Seja para ganhar ou seja para perder, o encontro com os amigos e a carne na brasa estão garantidos. Uma ideia para elevar a experiência do evento, é a inclusão de vinhos que harmonizam bem com as carnes.
Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, compartilha uma dica geral de harmonização: “O churrasco, com sua diversidade de sabores e texturas, pode harmonizar muito bem com diferentes estilos de vinho, valorizando ainda mais a experiência gastronômica. Entre espumantes, vinhos rosés e tintos, o importante é entender se o corpo do vinho é suficiente para acompanhar o sabor das carnes escolhidas, bem como a acidez. Vinhos rosés, com sua acidez refrescante, ajudam a equilibrar a gordura dos alimentos e são perfeitos para cortes mais leves, como frango e legumes grelhados. Já os tintos leves, com passagem breve por carvalho, acompanham bem carnes vermelhas, destacando o sabor suculento das preparações”, diz a sommelière.
Confira indicações de rótulos e combinações ideais para a ocasião.
Espumante com entradinha
O espumante é um ótimo welcome drink, para recepcionar os convidados e para abrir os trabalhos. A dica para entrar no clima da disputa nacional é o brasileiríssimo Espumante Maraví Brut, que também fica uma delícia com o pãozinho de alho, queijo de coalho e até com um torresminho que os mineiros adoram.
Vinho rosé e linguiça apimentada
Outro coringa para esse almoço é o vinho rosé, versátil, alegre e refrescante. O Ballade Cabernet Sauvignon Rosé 2024 também é elaborado no Brasil, com a rainha das uvas tintas e queridinha do público. A acidez do vinho é perfeita para limpar o paladar dos alimentos mais gordurosos, podendo acompanhar a festa do início ao fim, especialmente o espetinho de frango, os legumes grelhados e aquela linguiça mais apimentada.
Vinho tinto e carne vermelha
Para quem não abre mão de um bom vinho tinto, a dica é apostar nos exemplares mais leves, com breve passagem por carvalho, como o Kaipú Tannat 2023, elaborado no sul do país com uma das uvas mais indicadas para acompanhar uma suculenta carne vermelha, o carro chefe do nosso churrasco.
Foto: divulgação
Comments