Ação fomenta competitividade com visitas técnicas e rodadas de negócios
O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) realiza nesta semana uma nova edição do Projeto Comprador, ação que integra o convênio "Fortalecimento da Vitivinicultura Brasileira", firmado com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Com o propósito de promover a competitividade e a expansão de vinícolas de pequeno porte no mercado nacional, o projeto aproxima compradores e produtores em rodadas de negócios e visitas técnicas, que se estendem até esta sexta-feira (1º).
Nesta etapa, realizada nas cidades de Jundiaí e São Roque, conhecidas pela forte tradição vitivinícola, os compradores visitarão as vinícolas Vinhos Alma Galiza, Vinhos Bella Quinta, Vinícola Góes, Vinícola XV de Novembro, CRS e Adega Maziero. O grupo de oito compradores de cinco diferentes estados – São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás e Rio Grande do Norte – inclui representantes de restaurantes, wine bars, e-commerces, supermercados e varejos físicos, garantindo uma variedade de canais para os produtos das vinícolas regionais.
A programação envolve visitas técnicas a essas vinícolas e rodadas de negócios com aproximadamente 15 produtores, que representam a variedade de estilos e mercados dos pequenos produtores da região. A escolha do perfil dos compradores visa atender a essa diversidade, ampliando o acesso dos produtores a novos canais de venda e expandindo a visibilidade dos vinhos brasileiros.
A iniciativa em São Paulo é a primeira de várias que ocorrerão em outras regiões produtoras do país, com o objetivo de dar continuidade ao fortalecimento da vitivinicultura brasileira e assegurar a valorização da produção local no cenário econômico nacional.
Sobre o Consevitis-RS
O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) atua no apoio, difusão e financiamento de demandas relacionadas à produção de uvas, vinhos, sucos de uva e demais produtos derivados no âmbito agrícola, produtivo, técnico, promocional, cultural, ambiental, jurídico e institucional. O Instituto também está envolvido em programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando o desenvolvimento e o aprimoramento constante do setor vitivinícola.
Sobre o Sebrae
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) visa promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo, para fortalecer a economia nacional. Na cadeia da vitivinicultura, possui o objetivo de desenvolver pequenos negócios, contribuindo para o fortalecimento territorial por meio da integração com o enoturismo e a gastronomia.
Foto: divulgação
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