O mamão é uma fruta que tem sido exportada em grande escala e é uma das queridinhas do brasileiro. Para quem não dispensa o alimento, Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, informa que o seu consumo pode ser feito em diferentes horários do dia e por meio de preparos variados
Brasília, 6 de setembro de 2021 – O mamão tem conquistado solos internacionais. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), na parcial deste ano, o equivalente aos meses de janeiro a julho, o volume da fruta em exportações somou 30,3 mil toneladas. O resultado, apresentado em agosto de 2021, foi considerado o maior registro da série histórica, iniciada em 1997.
No Brasil, é consenso: o mamão faz parte da mesa da maioria dos brasileiros para o café da manhã. Entretanto, Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, indica que é possível incluir essa fruta tropical em diferentes horários do dia. “Pode ser parte de uma refeição ou pode, também, ser consumida de forma isolada”, explica.
Os principais mamões no nosso país são o formosa e o papaia. Apesar do teor nutricional possuir uma variação pequena, há diferenças que podem facilitar a escolha dos consumidores. O formosa, por exemplo, é maior do que o papaia, possibilitando a fruta de ser consumida aos poucos, desde que conservada corretamente para manter a sua preservação.
De modo geral, os mamões são ricos em antioxidantes, que combatem o excesso de radicais livres. “Ele tem ação antioxidante por conta da presença de vitaminas e minerais e, ainda, ajuda na saciedade, pelo teor de fibras. Vale destacar que a fruta possui efeito laxativo, o que para muitas pessoas é essencial para o trânsito intestinal”, complementa a nutricionista do Oba Hortifruti.
Além disso, há também uma forte propriedade digestiva, devido à presença da bromelina, substância funcional que serve como uma enzima para quebrar e ajudar na digestão de proteínas. No que diz respeito à tabela nutricional, Renata informa que o mamão possui uma boa quantidade de beta caroteno, um antioxidante que atua na imunidade e na proteção da pele e da visão.
“Podemos acrescentar aos benefícios da fruta que o mamão é fonte de vitamina C, responsável por atuar na imunidade e tem função na cicatrização e produção natural de colágeno. Possui vitaminas do complexo B, que atuam em todo o nosso metabolismo energético e também protegem o nosso sistema nervoso central”, destaca.
Para quem ainda avalia que o alimento só pode ser incluído no café da manhã, Renata ressalta: não existe diferença no consumo de acordo com o horário do dia. Portanto, o mamão pode acompanhar o café da manhã ou ser preparado como sobremesa nas refeições principais.
Desde sucos até como ingrediente em receitas, a fruta pode ser colocada no cardápio de diferentes maneiras. Para inspirar novos pratos na cozinha, de forma nutritiva e saborosa, a nutricionista aconselha cinco receitas com a fruta. Confira!
Geléia de abacaxi com mamão
Ingredientes:
1 copo de abacaxi maduro picado em cubos bem pequenos
1 copo de mamão amassado
1/2 copo de açúcar
Caldo de 1 limão
Preparo:
Leve todos os ingredientes para a panela, em fogo baixo. Cozinhe misturando os ingredientes até formar ponto de geleia. Sirva.
Espetinho de frutas
Ingredientes:
1 morango picado
1 kiwi picado
1/2 mamão papaia picado
Uvas
Mel a gosto
Preparo:
Faça cubinhos com as frutas e monte os cubos em espetinho de churrasco. Leve ao freezer, por 15 a 20 minutos, para que as frutas fiquem com consistência firme. Depois, retire do freezer, finalize com o mel e sirva em seguida.
Docinho de mamão com coco
Ingredientes:
1 mamão papaia picado
1 pacote de coco ralado (100g)
1 barra de chocolate ao leite (100g)
Preparo:
Leve o mamão e o coco ralado para uma panela, em fogo baixo, e cozinhe até formar ponto de enrolar. Faça bolinhas e enrole no chocolate ao leite, previamente derretido em banho-maria. Acomode em uma forma com papel manteiga e leve para a geladeira por 15 minutos antes de servir
Mousse de mamão com laranja
Ingredientes:
1 xícara de mamão picado
Suco de 2 laranjas
1 xícara de iogurte natural
1 envelope de gelatina sem sabor
Preparo:
Faça a gelatina conforme instruções da embalagem. Logo após, bata todos os ingredientes no liquidificador. Distribua em taças e leve à geladeira por, pelo menos, duas horas antes de servir.
Suco de mamão com semente de abóbora
Ingredientes:
1 xícara de mamão em cubos
1 colher de sopa de semente de abóbora
1 xícara de suco de laranja gelado
2 cardamomos amassados na hora
Preparo:
Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida, gelado.
Sobre o Oba Hortifruti - A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.
A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.
Atualmente, a marca possui mais de 55 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.
Acesse: www.obahortifruti.com.br
Siga o ObaHortifruti
Facebook: https://www.facebook.com/obahortifruti/
Instagram: https://www.instagram.com/obahortifruti/
NOSSAS LOJAS
212 Sul
105 Sul
Sudoeste (CLSW 302)
Shopping Iguatemi (Setor SHIN CA 4 Bloco A Loja 79)
306 Norte
209 Norte
Lago Sul (QI 9)
Lago Sul (SMDB Cj. 12)
Águas Claras (Av. das Araucárias, rua 18)
Subida do Colorado (Setor Habitacional Taquari)
Vicente Pires
Texto e fotos: divulgação
Comentarios